Arte na educação, para que serve essa matéria?
- Dra. Heloísa Viscaíno

- 9 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Arte na educação, para que serve essa matéria? As artes não recebem em geral muito prestígio. Sempre estão menos cotadas que a matemática por exemplo, ou que as tarefas de lingua posrtuguesa e gramática, lingua estrangeira... o que muitos se esquecem é que, através das artes, o cérebro se desenvolve com maior potencialidade para o aprendizado de todas as outras áreas.
Quando uma criança se dedica a dominar uma técnica musical, por exemplo, está exercitando simultaneamente as áreas de seu cérebro relacionadas a percepção auditiva e ritmo, ao ato motor, à atenção, a inibição de distração, ao comportamento social e está desenvolvendo uma nova linguagem através da leitura de partituras.
Além disso, ocorre a conquista de um novo ambiente de lazer, no qual a criança é um elemento ativo na produção conjunta de um resultado: uma peça musical. Irá errar até acertar. Vai tocar mal, até que toque bem... vai superar seus limites e aprenderá que a persistência, por vezes, vale mais que muitos talentos.
Da mesma maneira, as habilidades artisticas gráficas, o desenho, a pintura e a fotografia, desenvolvem uma possibilidade individual de retratar a realidade e integrar as funções visuais, espaciais, motoras e especialmente, exercitar a criatividade.
É através da criatividade que uma criança conquista seu lugar como indivíduo e sabe que sua impressão do mundo é importante e pode ser valorizada.
Competência técnica, interesse genuíno pela tarefa e saúde mental. Esses são pré requisitos para o desenvolvimento competente de qualquer profissão!
ENSINE SEU FILHO A VALORIZAR A ARTE E A DESENVOLVER SEUS TALENTOS
Gostei muito do seu texto. A arte é, de fato, elemento importante no processo de desenvolvimento intelectual e social da criança.