Problemas de aprendizado: A hora de avaliar é no início do ano letivo
- Dra. Heloísa Viscaíno

- 3 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
É muito importante acompanhar o aprendizado dos filhos nas diferentes fases. Mesmo para os pré-escolares há metas a serem alcançadas e que serão a base da alfabetização e da matemática.
Os pequenos estão em pleno desenvolvimento cognitivo quando montam, pintam, correm e estabelecem os vínculos de amizade. Em outro momento, colocam em prática conceitos linguísticos e fonoaudiológicos aprendidos instintivamente e começam a fazer a correlação dos sons e ritmos com as letras e as regras gramaticais.
Algumas crianças têm muitas dificuldades com este processo, e a dislexia é uma das possibilidades de diagnóstico, devendo ser avaliados diagnósticos diferenciais que incluem problemas auditivos, visuais, cognitivos e comportamentais tais como o TDAH.
Nestes casos, a criança se beneficia de um treinamento fonoaudiológico específico e a escola deve favorecer atividades que ajudem a criança a superar seus déficits.
Se o seu filho apresenta algum dos seguintes sinais, procure uma avaliação médica que faça a orientação de diagnóstico e manejo.
a) Leitura lenta e pouco fluente;
b)Erros ortográficos frequentes;
c) Demora na construção de frases;
d) Dificuldade em seguir ordens longas;
e) Escrita espelhada;
f) Problemas de lateralidade;
g) Problemas de concentração;
h) Problemas com o tempo e o espaço.
A escola é pilar central na superação desta dificuldade e a abordagem do aluno com transtorno de aprendizagem deve ser preventiva. Para os casos de dislexia:
• Os professores de todas as disciplinas devem saber sobre a existência transtorno e entender as estratégias de atuação.
• Oferecer a possibilidade de gravar as aulas expositivas, para que haja a opção de ouvir em casa. e tempo adicional para a elaboração de provas escritas e tarefas (25% a mais).
• Oferecer a oportunidade de o aluno ter um "tutor" para acompanhá-lo individualmente na escola e fora dela.e de responder às questões oralmente;
Leia mais: www.andislexia.org.br

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